Google Translate

Google Connect

segunda-feira, 18 de março de 2013

Quando Hoje Acordei Ainda Fazia Escuro


Quando Hoje Acordei Ainda Fazia Escuro

(Manuel Bandeira)

"Quando hoje acordei ainda fazia escuro.
Chovia.
(...)
Bebi o café que eu mesmo preparei.
(...)
Depois me deitei novamente. Acendi um cigarro e fiquei pensando -- humildemente pensando -- na vida, e nas mulheres que amei!"
(Manuel Bandeira)

Considerações acerca deste texto em prosa do grande literato Manuel Bandeira
by Lustato Tenterrara

Quando li esse texto pela vez primeira, senti-o como um poema, embora o texto seja em prosa. É que o modo de escrever do literato Manuel Bandeira é algo assim entre o sublime e o maravilhoso. Os versos acima eu os incluí no nosso texto juvenil "Zóio de Lula: Para Gostar de Ler e Escrever", que é uma crônica literária onde deslanchamos em apreciações literárias sobre a arte de escrever, de ler, e de gostar.

O início deu-se com os versos iniciais do pop-rock da Banda Charlie Brown Jr, onde decantamos Chorão, e de onde pegamos emprestado parte do título, de vez que a música é de uma beleza plástica impecável, passamos pelos grandes mestres da literatura em língua portuguesa, outros não ainda reconhecidos, alguns famosos anônimos, isto é, desconhecidos do público, passeamos com Drummond, no seu grito onde a si, denomina "Meu nome é Tumulto, e escreve-se na pedra!", o que é uma linguagem muito forte, inclusive os belos versos anteriores. E perto do fim de nossa crônica literária os versos de Manuel Bandeira.

A vida é interessante. O desviver, também. Essa semana o nosso literato Chorão perdeu sua última batalha contra as drogas, e assim sendo, perdeu a guerra. Decerto que a droga é algo assim maravilhoso, no entanto logo mostra a sua cara de morte. E sempre pensamos que serão outros e nunca a gente. Graças a Deus e à nossa vontade, nós ganhamos nossa última batalha contra as drogas, e vencemos a guerra, a nossa, pessoal, personalíssima. E a lição que ficou foi que somente nós é que podemos vencer, desejar não desejar a droga não leva à vitória. A vitória contra as drogas a nós somente foi confiada quando deixamos de desejar a droga. Apenas fizemos um calendário demarcando um ritmo de desaceleração, de modo a não necessitar de remédios e de não sofrer os efeitos da abstensão. Seguimos fielmente o nosso calendário e no dia marcado para ser o último, e especialmente os três últimos, espaçados 15, 30 e 45 dias um do outro, deram-me a certeza de que daquela vez eu encontrara um meio de sair. E saí! Mas como bem profetizou Cazuza, "meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder!".

Segue Cazuza, recebe Chorão. Desçam a Estrada do Corcovado, do Cristo Redentor, de skate, enquanto eu não acendo o cigarro, e me deito novamente e fico a pensar... "-- Humildemente a pensar -- na vida --  e nas mulheres que amei!"
by William Gregor Fields



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um comentário é sempre bem vindo! Sinta-se à vontade para comentar!
Se você é poeta, escritor, advogado ou blogueiro, e tiver um tempinho, conheça nosso Programa de Assinaturas Remuneradas

Escreva aqui a sua impressão sobre este blog ou sobre este post.

Postagens Mais Acessadas nos Últimos 30 Dias

Postagens Mais Acessadas Totais

Cadernos de Literatura

Wikipedia

Resultados da pesquisa